No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, decorreu a actividade “Rota pela Floresta”, integrada no programa Eco-Escolas 2017/2018, no qual o Município de Nisa é parceiro e cujo objetivo é agir pela proteção dos ecossistemas existente no concelho, com particular abordagem na floresta. Participaram na atividade duas turmas do Agrupamento de Escolas de Nisa (6º e 7º anos). A Rota pela Floresta consistiu numa caminhada, num total de 8,5Km, que iniciou no Centro Escolar de Nisa, pelas 8h30, em espaço florestal do concelho, sendo que ao longo do percurso, foi efetuada recolha de lixo. A rota foi acompanhada pelos Bombeiros Voluntários de Nisa, Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR, e também por vários serviços do Município: Setor de Ambiente e Qualidade de Vida, Setor de Atividades Desportivas e Lazer, Serviço Municipal de Proteção Civil, Gabinete Técnico Florestal e Setor de Abastecimento Público e Espaços Verdes. Ainda, e antes de iniciar o percurso no espaço florestal, o grupo deslocou-se à Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre, aos Bombeiros Voluntários de Nisa e à Associação de Apicultores do Norte Alentejo para recolha de propostas/compromissos para a proteção e gestão sustentável dos ecossistemas e em particular da floresta, no pergaminho, um dos testemunhos que acompanhou a rota. Circularam ainda dois outros testemunhos: uma bandeira Eco-Escolas e uma pá.

No final da actividade, o Pergaminho de compromissos foi entregue pelos alunos participantes aos responsáveis autárquicos, Sr. Vereador Parreira Dinis e Sra. Vereadora Conceição Serra.