dmpao site

Elemento assíduo da tradição popular, o Pão foi durante séculos o alimento base das famílias, confecionado em fornos de lenha que serviam toda a população e por isso conhecidos como “Fornos Comunitários”.

Alguns fornos tinham, habitualmente, a sua “forneira” que aquecia o forno, tratava da lenha, deitava o pão e cuidava dele durante a cozedura. Em dias de festa, além do pão, os fornos coziam bolos e assavam carne.

Foram dezenas no Concelho de Nisa… Hoje restam 12 fornos comunitários todos eles visitáveis e dois dos quais musealizados – a Casa do Forno, no Centro Histórico de Nisa, e a Casa do Forno de Montalvão. Atendendo ao valor cultural e patrimonial que hoje acarretam, a Câmara Municipal de Nisa desenvolve esforços no sentido de conservar os fornos comunitários do concelho.

Nesta efeméride do “Dia Mundial do Pão” felicitamos todos os profissionais que diariamente continuam a confecionar o pão que chega à nossa mesa, e recordamos os fornos comunitários do Concelho de Nisa!

video Vídeo