protocolo ulsna

No que diz respeito à prestação de cuidados de saúde em Alpalhão, e na senda da lacuna existente em termos de instalações destinadas exclusivamente a esse fim, o Município de Nisa deu, hoje, mais um passo para a resolução definitiva do problema.

Depois de ponderada e delineada como uma solução viável e favorável aos interesses da população, a Senhora Presidente da Câmara Municipal, Dra. Idalina Trindade, assinou com o Presidente da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Dr. Joaquim Araújo, um protocolo para a deslocação da Extensão de Saúde de Alpalhão com vista à construção de uma nova infraestrutura e ao seu respetivo apetrechamento com mobiliários e equipamentos necessários ao seu bom funcionamento.

A nova Extensão de Saúde implicará um investimento global de 381.487,12 euros que comporta a empreitada, o projeto técnico, assim como equipamentos médicos, hospitalares, administrativos e informáticos, e deverá surgir numa área cedida pela Câmara Municipal junto ao Centro Cultural Prof. José Maria Moura, após a aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional Alentejo 2020 apresentada pela ULSNA e que irá garantir á 85% do financiamento total da obra, sendo o restante financiado igualitariamente pelo Município e pela ULSNA.

Este investimento pretende não só concretizar uma resposta categórica às crescentes necessidades da população, como adequar os recursos disponíveis a tais necessidades e cumprir o Plano Nacional de Saúde, sendo que, até à conclusão do novo edifício, a Extensão de Saúde continuará a funcionar, provisoriamente, no Centro Cultural de Alpalhão.