fotovolt

A Senhora Presidente da Câmara Municipal, Dra. Idalina Trindade, visitou a Herdade Couto do Vale do Gamo, na freguesia de São Matias, na qual a empresa ExpoenteFokus Lda. está a instalar uma central fotovoltaica com área estimada em 125 hectares (226.512 painéis fotovoltaicos) e que terá cerca de 30 anos de vida útil.

Com 110 hectares já instalados, o parque fotovoltaico EFOKUS NISA prevê iniciar a sua atividade para a rede até ao final deste ano civil, através de um sistema que refletirá uma potência de inversores instalados de 46.112 KWac, com capacidade de produção de 76,08 GWh / ano.

Esta empreitada corresponde a um investimento de 50 milhões de euros e comprova o investimento e dinamização económica diversificada que se tem registado no concelho de Nisa, empregando até hoje mais de uma centena de trabalhadores, sendo parte destes, profissionais locais, alguns ainda em função na instalação deste parque e outros, reconhecidas que foram as suas competências, em distintas obras da mesma empresa em outras regiões.

Na produção deste campo fotovoltaico regista-se também a subcontratação de inúmeras empresas portuguesas, de concelhos vizinhos como o Gavião, bem como de municípios mais distantes como Almeirim e Trofa, que recrutaram localmente para fazer face à realização dos serviços contratados, e existindo apenas a intervenção de uma empresa estrangeira, a SUNOTEC (Alemanha), que pelas exigências de competências técnicas das operações de instalação dos painéis fez recrutamento na Bulgária, levando a que os profissionais se instalassem no Concelho, ocupando agora vários alojamentos e habitações locais, e dinamizando a economia local, designadamente em contexto do comércio e da restauração.