juramento bandeira

Na tarde de 9 de maio, na Praça da República de Nisa, decorreu a cerimónia do Juramento de Bandeira do 3º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2019.

A Cerimónia foi presidida pelo Comandante Brigadeiro-General Mendes Ferrão, da Brigada Mecanizada do campo militar de Santa Margarida da Coutada, assistido pela Senhora Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Drª Idalina Trindade, e pelo Presidente da Assembleia Municipal de Nisa, Professor Doutor João Santana.

O inicio do ato coincidiu com a chegada da Alta Entidade aos Paços do Concelho, onde e durante alguns minutos, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Nisa, o Comandante Brigadeiro-General Mendes Ferrão fraternizou com os convidados presentes.

Já na Praça da República, perante a participação atenta e entusiástica do público em geral, registou-se o momento de continência das Forças em parada à Alta Entidade, assim como da integração do Estandarte Nacional na Formatura.

Sucederam-se, em conformidade com as formalidades da comemoração, as imposições de condecorações, a alocução pelo Comandante da companhia de formação e a leitura dos Deveres Militares, pelo Chefe da Secretaria do Comando, dirigindo-se particularmente aos praças que optaram ser soldados do ramo terrestre das Forças Armadas Portuguesas.

O momento alto da cerimónia ocorreu quando os formandos do 3º curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2019, do Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), num grito ensurdecedor e arrepiante juraram perante o Estandarte Nacional, assumindo o compromisso de defender a Pátria e cumprimentos dos deveres militares, ainda que tal possa implicar o sacrifício da própria vida.

A 1ª Cerimónia de Juramento de Bandeira em Nisa, ainda contou com a animação e atuação da Banda do Exército, bem como do desfile das Forças em Parada.