menhir

No âmbito do projeto MEGANISA, que a Câmara Municipal de Nisa iniciou, em 2015, em parceria com a Universidade de Évora, objeto de aprovação por parte da Direção Geral do Património Cultural, foi publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 37 de 21 de fevereiro de 2019, o Anúncio n.º 32/2019 de 14 de janeiro de 2019- Abertura do procedimento de classificação do Menir do Patalou, na Tapada da Bajanca, União das Freguesias de Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e São Simão, concelho de Nisa, tendo por base processo de instrução disponível no sitio da DGPC.

Recorde-se que este monólito de grandes dimensões, de granito, com cerca de 4 metros de altura e 1 metro de diâmetro, pesando aproximadamente 7 toneladas encontrava-se tombado e foi objeto de especial atenção do Município de Nisa que, após os trabalhos arqueológicos decorrentes daquele projeto de investigação, foi reerguido em 26 de setembro 2015, passando desde então a ser possível a sua visita e fruição.

Este procedimento de classificação é fruto da preocupação da Câmara Municipal em recuperar e valorizar o património arqueológico e monumental do concelho de Nisa através do projeto MEGANISA que, resultou no levantamento do Menhir do Patalou e na realização de intervenções ao nível da acessibilidade com vista à visitação da Anta dos Sarangonheiros e que, conjuntamente com os monumentos megalíticos de S. Gens e Nossa Sra. da Redonda, constituem um singular roteiro megalítico deste concelho.