A Presidente da Câmara Municipal de Nisa participou numa reunião, em Ponte de Sor, que reuniu 25 autarcas dos Município dos distritos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém a fim de analisar as tarifas que a VALNOR pretende praticar relativamente à gestão de resíduos sólidos.

O valor das tarifas pela recolha de lixo apresentadas pela VALNOR, e validadas pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos), comporta um aumento de 84% relativamente ao ano anterior (2016), devendo ainda ser acrescido de um acerto, relativo àquele ano, que se cifra na ordem dos 96%.

Estes valores são considerados incomportáveis uma vez que estão em causa contextos sociais e orçamentais, para os quais não existe capacidade financeira que permita pagar tarifas daquela dimensão que se traduzirão para um enorme aumento de encargos para as famílias e para as empresas.

Trata-se de uma medida injusta que não cumpre o espírito de solidariedade social e o princípio de criação de escala na recolha do lixo.

Perante a gravidade do problema entendeu-se que é necessário encontrar uma solução que sirva a todos e considere o superior interesse dos cidadãos e empresas, assumindo desde logo a devolução à VALNOR da fatura que foi apresentada, relativa ao mês de janeiro, e remeter ao Senhor Primeiro Ministro, ao Senhor Ministro do Ambiente, ao Presidente da EGF e ao Presidente da ERSAR o texto da tomada de posição, em 13 de fevereiro, em Ponte de Sor, contra o aumento exorbitante das tarifas.