aldeias seguras

“Aldeia Segura, Pessoas Seguras”

Tendo como pressupostos a implementação de medidas que contribuíssem para prevenção e mitigação dos efeitos associados aos incêndios rurais e ao mesmo tempo “suscitar um maior envolvimento dos cidadãos, estimulando a participação das populações e reforçando a consciência coletiva de que a proteção e a segurança são responsabilidades de todos”, O governo, através da Resolução do Conselho de Ministros nº 157-A/2017, de 27 de outubro, estipulou a implementação do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” com o objetivo de estabelecer “medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio”, além de promover “ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais”, bem como a criação de “uma rede automática de avisos à população em dias de elevado risco de incêndio, com o objetivo da emissão de alertas para proibição do uso do fogo, bem como outras atividades de risco e ainda medidas de autoproteção, dirigidas para públicos específicos”.

Face ao exposto e, considerando que o Município de Nisa tem 4 Freguesias identificadas como sendo de maior risco, considerando o nível de exposição mais severo a potenciais consequências resultantes da ocorrência de um incêndio rural. Foi implementado o referido programa nas povoações de Montalvão, Salavessa, Falagueira e Amieira do Tejo.

Plantas de Evacuação
Com o objetivo de orientar as equipas de socorro, visitantes ou a população local em caso de necessidade, estão colocadas em locais estratégicos plantas da povoação com informação útil em caso de necessidade:

pdf Planta Falagueira

pdf Planta Montalvão