valquiria enxoval

Joana Vasconcelos iniciou em 2004 uma série de trabalhos inspirados nas Valquírias. Estas personagens femininas da mitologia nórdica, encarregues de selecionar os mais bravos e valorosos guerreiros mortos em combate, sobrevoavam os campos de batalha montadas em cavalos alados com o objetivo de recrutar os futuros guerreiros de Odin, soberano do reino dos deuses. Suspensos a partir do teto, os enormes, estranhos e invulgares corpos têxteis das Valquírias de Joana Vasconcelos parecem também sobrevoar os espaços em prospeção de matéria nobre para tarefas divinas. Conhecedora da riqueza e da importância que o artesanato de Nisa atinge na sua máxima expressão, Joana Vasconcelos propôs, em estreita colaboração com as artesãs e artesãos locais, a criação de uma obra que reúne alguns dos melhores exemplares dos bordados e olaria pedrada do concelho. Deslocando estes objetos impares das suas habituais funções e subvertendo a familiaridade e domesticidade com que habitualmente nos são apresentados, Joana Vasconcelos reinterpreta, à luz da contemporaneidade, os valores estéticos evidenciados através das diferentes técnicas e temas característicos do artesanato nisense. Alinhavados, aplicações em feltro, rendas de bilros, frioleiras, pontos de cadeia, xailes bordados e a olaria pedrada serão simbolicamente sintetizados numa obra magna e festiva que homenageia, interrogando a cultura e a identidade da região.

Ficha Técnica
- Alinhavado de Nisa e outros bordados, aplicações em feltro, renda de bilros, frioleiras, olaria pedrada, tricô e croché em lã feitos à mão, tecidos, adereços, poliéster, cabos de aço
- Dimensões: 400 x 530 x 1400 cm
- Câmara Municipal de Nisa, Nisa