No passado domingo dia 6 de Agosto, o Município de Nisa em colaboração com a Paróquia, celebrou o dia de Homenagem ao Emigrante, integrando pelas 18 horas Missa na Igreja Matriz, às 19 horas cerimónia de Inauguração e bênção da Estatua do Emigrante na Praça da República e às 20 horas Jantar com “Feijão das Festas” no Mercado Municipal.

Ao evento ocorreram centenas de pessoas, que quiseram presenciar tão emocionante momento na vida local, como foi o reconhecimento, através deste ato, do valor da imensa comunidade da diáspora nisense que esteve presente.
A Presidente da Câmara Drª Idalina Trindade, junto à estátua, dirigiu-se a todos lendo uma missiva enviada pelo Srº Cônsul Honorário de Tours Ilídio Luís Balonas Palheta, natural de Nisa, a propósito da justa e divida homenagem que a Câmara Municipal decidiu fazer aos milhares de emigrantes desta terra.

Durante o emotivo discurso, a Srª Presidente da Câmara Municipal, referiu a importância do local escolhido para instalar a estátua, a sua centralidade - o coração da vila de Nisa e o icónico Jardim de Nisa, como referência na memória da comunidade local. Sob o mote “valorizar a nossa gente”, enalteceu os fortes valores do povo deste concelho, que souberam elevar ao longo dos anos e através do seu árduo trabalho diário, bem alto o nome deste concelho, noutras regiões do globo.

Mais do que uma obra que se impunha, este foi o devido e merecido reconhecimento aos milhares de emigrantes que trazem Nisa no coração.

 

fac Fotos