Logótipo da Câmara Municipal de Nisa
Cultura > Património
spacer
  Planta do Piso Térreo do Castelo de Amieira  



Castelo de Amieira do Tejo
tracejado de separação

Constituição
Castelo de planta rectangular com torres de ângulo, de secção quadrada, não maciças, interligadas pelos adarves dos troços de muralha; a Torre de São João, a sudeste, tem dois pisos, dispondo a de Menagem, a nordeste, de quatro (uma das janelas é mainelada, com moldura gótica). As quadrelas norte e sul apresentam escadas endossadas que dão acesso aos adarves; no centro do pátio, uma cisterna. O castelo está envolvido por barbacã de desenho pentagonal, com porta principal a nascente, envolvendo aí, a capela quinhentista de São João. É também neste sector que se abre a porta principal do castelo, junto à Torre de Menagem, localizando-se a da traição na diagonal oposta, através da qual se acede à liça e daí a exterior pela porta da barbacã, a sudoeste.

Sítio e situação
Situa-se em zona baixa, rodeado pelo casario, não desempenhando, já na altura em que foi construído, função estratégica de relevo.

Tipologia militar
Castelo com funções essencialmente residenciais para o Prior do Crato, do Período Gótico.

Cronologia
Sécs. XII-XIII – Amieira já teria fortificações; séc. XIV, meados – construção ou reconstrução pelo Prior D. Frei Álvaro Gonçalves Pereira; 1358/1359 – faziam-se “cauas & barbacas”; 1488 c. – prováveis obras de reparação; 1515 – Vasco Anes era vedor das obras; 1556 – construção da capela de São João; séc. XVII – construção de habitações no interior do castelo; 1724 – obras de beneficiação e recuperação (Torre de Menagem), 1846 – instalação do cemitério; obras de conservação e restauro nos anos de 1914 e de 1924; 1945 – início das intervenções da DGEMN; 2001 – início das intervenções do IPPAR.

Eventos Bélicos
1440 – cerco e tomada do castelo pelas tropas do infante D. Pedro, comandadas por D. Álvaro Vaz de Almada, conde de Avranches.

Domingos Bucho

spacer Logótipo do Ambiente

Logótipo do Desporto

 
 
 
 
 
 
 
  Ficha Técnica  
© 2005 Câmara Municipal de Nisa. Todos os direitos reservados
 
      Câmara Municipal de Nisa
Praça do Município - 6050-358 Nisa | Telefone: 245 410 000 | Fax: 245 412 799
Contribuinte: 506 612 287 | e-mail: geral@cm-nisa.pt